Desde o dia 6 de novembro ocorre no Egito a 27ª edição da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27). Este ano o Brasil será representado pelo presidente eleito. Lula se juntará a outros líderes mundiais para discutir políticas públicas necessárias no combate às mudanças climáticas. Para o futuro presidente, este deve ser um compromisso do Estado Brasileiro.
Sim, temos o dever de ir ao encontro da preservação e da prevenção do clima natural e saudável da nossa terra. Sabemos que o Brasil abriga o chamado pulmão do planeta, a floresta Amazônia. Por isso, é muito importante que o líder do governo preste atenção neste tema e estabeleça medidas necessárias para reverter todas as ações que prejudicam nossa atmosfera.
Este ano a conferência está sendo realizada com certa pressão, pois os países não conseguiram atingir as metas necessárias do Acordo de Paris, adotado em 2015 na COP- 21, na capital da França, segundo a ONU.
Secretária executiva da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC), Patrícia Espinosa reforçou expectativas sobre a conferência.
“Devemos ver mais ações [extremas] do clima nesta década, e se quisermos alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e, em última análise, a meta de 1,5 grau, precisamos acelerar as ações [para promover a neutralidade de carbono]”. disse em janeiro deste ano.
E você, já pensou em como fazer sua parte nesta luta? Existem diversas ações sociais que podem ajudar no combate às mudanças climáticas. Se liga nessas 3 dicas:
Os meios de transporte contribuem para cerca de um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa, Se tiver que dirigir, ofereça caronas para que menos carros ocupem as ruas.
Se possível, instale painéis solares. Desligue aparelhos e luzes quando não os estiver usando e, melhor ainda, sempre prefira produtos mais eficientes (dica: isso economizará seu dinheiro!).
Um terço de toda comida produzida no mundo é perdida ou desperdiçada. Segundo o relatório de Índice de Desperdício de Alimentos 2021 do PNUMA, a população mundial desperdiça um bilhão de toneladas de alimentos anualmente, o que corresponde a cerca de 8% a 10% das emissões de gases de efeito estufa.
A ciência é clara: nosso planeta está adoecido! Precisamos agir para evitar novos desastres ambientais e também para a preservação dos nossos alimentos e saúde. O clima atinge a todos, por isso devemos fazer a nossa parte com pequenas ações no dia-a-dia.
Como o presidente disse disse: O futuro é um só e de todos nós. Sigamos juntos!