Setembro Amarelo: Viver é a melhor escolha!

Setembro Amarelo: Viver é a melhor escolha!

10 setembro 2022

A saúde mental é um tema cada vez mais importante na sociedade. Enquanto até há alguns anos, o assunto era tratado por muitos como “bobeira” ou “frescura”, agora está mais do que provado que estar com a mente em dia é tão importante quanto outras pautas básicas da saúde.

Organizado desde 2014, em uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo é uma campanha que visa a prevenção ao suicídio por meio da divulgação de informações sobre atendimento e o que fazer caso a pessoa não veja mais saída. Apesar da campanha durar o mês inteiro, é no dia 10 que o tema acaba ganhando mais relevância, já que é nesta data que se “comemora”, por assim dizer, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Essa data foi instituída em homenagem a Mike Emme, o ‘Mustang Mike’. Muito habilidoso com ferramentas, o jovem de 17 anos parecia ter um grande futuro. Ele chegou a restaurar sozinho um Mustang 1968, o qual pintou todo de amarelo, daí seu apelido. Porém, seu comprometimento e talento fizeram com que seus amigos e parentes nos EUA não percebessem que ele tinha problemas psicológicos. Infelizmente, o rapaz se suicidou em 1994. No velório, fizeram uma cesta cheia de cartões com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”, decorados com uma fitinha amarela. Acabou que esse acolhimento por meio dos cartões chegou a muitas pessoas que realmente estavam passando por dificuldades psicológicas, servindo como ponto inicial para o Setembro Amarelo. E foi assim que escolheram também a “logo” da campanha, o laço amarelo.

E como o suicídio ainda é um tabu muito grande em nossa sociedade, o principal lema da campanha é “Falar é a melhor solução”. No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que entre 700 e 1 milhão de pessoas cometam suicídio anualmente. No Brasil, são 14 mil casos por ano, algo em torno de 38 por dia, números que poderiam ser evitados ou diminuídos caso a conversa sobre o tema fosse mais ampla, divulgando informações de como conseguir ajuda ou de como perceber os sinais de que um amigo ou parente precisa de ajuda.

O slogan desse ano é “A vida é a melhor escolha!”. E algumas das causas defendidas por André Lazaroni são o acesso à cultura e ao lazer, e ao esporte. Esses setores, muitas vezes, são utilizados como importantes passos de tratamento psicológico. Infelizmente, na atual realidade, poder praticar alguma modalidade esportiva ou ir a um teatro, um cinema, são atividades para poucos, pois custam muito caro. A luta de André é para que todos possam se exercitar e apreciar momentos de lazer, independentemente de classe social.
Caso você queira se informar mais sobre o Setembro Amarelo, as causas do suicídio, como reconhecer sintomas ou até mesmo os telefones para encaminhar para alguém que esteja precisando de ajuda, basta acessar o site Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio – Brasil, que traz todos esses dados reunidos de forma bem didática.

 
Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Outras notícias
Filtre por categoria

siga nas redes sociais

Outras notícias