Quem é

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Nascido em Duque de Caxias (RJ), André Lazaroni é advogado com especialização em Direito Ambiental, tem 45 anos, é cristão, casado e pai de três filhas. Foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro por quatro mandatos consecutivos, de 2003 a 2018 e atuou como Secretário de Estado em três oportunidades.

André Lazaroni iniciou sua trajetória política no Partido Verde, no qual tornou-se conhecido como André do PV. Filho da professora e ambientalista Dalva Lazaroni, natural da Região Noroeste Fluminense, André herdou da mãe uma trajetória de lutas a favor do Meio Ambiente, do Esporte, da Educação e da Cultura, tanto como deputado, quanto durante suas passagens pelo Poder Executivo.

Autor do livro “Defenda-se”, com orientações à população sobre direitos fundamentais, André Lazaroni é favorável à implementação da Educação Cidadã nas escolas, para que os estudantes tenham plena noção do conceito de Cidadania e de como funciona o sistema político brasileiro, garantindo gerações de pessoas conscientes e capazes de decidirem, por si só, seus ideais, e tomarem decisões com autonomia e segurança.

 Desde seu primeiro mandato de deputado estadual, ainda como “André do PV”, Lazaroni atua em defesa do Meio Ambiente e do incentivo a movimentos de inclusão social por meio do esporte e cultura, enfatizando o potencial desses setores também como alavancas para o desenvolvimento da economia, com geração de emprego e renda. Ao longo dos 16 anos nos quais atuou na Alerj, presidiu as mais importantes Comissões da Casa, como a de Defesa do Meio Ambiente, Constituição e Justiça e o Conselho de Ética, sempre defendendo o respeito incondicional à Legislação.

No Poder Executivo, André Lazaroni assumiu a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a direção da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) durante os preparativos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

André Lazaroni também é um militante da Cultura Brasileira e Fluminense, outra herança de sua mãe, Dalva. Em 2017, aceitou o desafio de assumir a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a presidência do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, num momento em que a economia fluminense atravessava uma das mais graves crises de sua história, e no qual os artistas em geral careciam de atenção e incentivo.

No fim de 2017, André Lazaroni reassumiu seu mandato de deputado estadual na Alerj. Nesse período, atuou como presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, reestruturando sua equipe técnica e iniciando uma série de ações, entre vistorias e audiências públicas, visando o aprimoramento e a criação de leis de proteção ambiental e defesa dos animais, reforçando a fiscalização de questões relacionadas ao saneamento básico e à destinação final de resíduos sólidos.

André Lazaroni tornou-se Secretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro em novembro de 2020, após um período como assessor especial da Secretaria da Casa Civil. Foi nomeado pelo governador Cláudio Castro com o intuito de auxiliar na reorganização do Executivo e resgatar o diálogo com o Poder Legislativo.

Após cumprir a missão dada pelo governador, André Lazaroni deixou o Executivo Estadual e retornou às suas origens, filiando-se novamente ao Partido Verde, onde tudo começou. Diante do atual cenário no qual o Brasil vê cada vez mais ameaçadas suas áreas verdes, mares e rios, Lazaroni lidera um movimento de resgate ambiental, convocando, principalmente, os mais jovens a se engajarem na política na luta por um país mais sustentável, capaz de garantir o bem-estar desta e das próximas gerações.

Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin